Poker

Poker Sem Depósito! Dinheiro Grátis Sem Depósito para Jogar Poker Online!

Repensar o teu EDGE

Como vencer no poker, mesmo antes de entrar na mesa!

Repensar o teu EDGE

Mensagempor ShepherdOC » 13/Oct/2011, 09:35

Boas pessoal.

Adorei este ler artigo, delineou pontos por mim muito pensados mas aos quais não dava tanta importância, e agora sim já pus os pontos nos i´s. :mrgreen:

Artigo por: João “Naza114” Vieira

"Apesar de uma experiência relativamente curta neste jogo, existem alguns conceitos que vim a adquirir nos últimos tempos que, na minha opinião, permitem-me abordar alguns assuntos com uma perspectiva diferente do meio. Neste artigo, abordarei a questão do Edge.

Edge é um conceito que à primeira vista é algo que quase todos os jogadores de Poker, amadores ou profissionais, julgam já ter compreendido inteiramente. Eu acho que não. Existem poucas pessoas no meio que realmente entendem este conceito.

Vamos começar por definir Edge: Na minha opinião, Edge, é toda e qualquer vantagem que um jogador de Poker consegue adquirir, através de conhecimentos, comportamentos e questões motivacionais sobre o resto dos jogadores.

A grande maioria dos jogadores, provavelmente pensa em Edge única e exclusivamente como um conjunto de vantagens em conhecimentos técnicos sobre os seus adversários. E é aí que o desempenho começa a ficar limitado.

Eu gosto, pelos meus antecedentes desportivos, equiparar o Poker com alguns desportos. Neste artigo, vou comparar uma sessão de Poker com uma Maratona.

Nunca corri uma Maratona, mas se fosse preparar-me para uma, haveria um certo número de comportamentos preparativos que provavelmente teria:

1 club Planeamento. Parece a coisa mais óbvia do Mundo, mas caso fosse correr uma Maratona, teria que escolher previamente onde iria começar a prova, medir 42 Km, e assim saber onde esta acabaria. De seguida iria decidir em que dia iria fazer a prova, para poder preparar-me para essa data tendo esse dia e hora como referência. Não conheço muitos jogadores que façam um plano disciplinado das suas sessões.
É extremamente crucial planear a hora de início, e a duração da sessão e assim ter uma referência de modo a melhor planear o dia. Igualmente crucial é não adiar a data de início por qualquer razão pouco importante.
O mesmo se aplica para encurtar a duração da mesma. Nunca vi alguém telefonar aos árbitros, treinadores e colegas de equipa a pedir para adiar o jogo porque o café está mesmo porreiro, ou a praia mesmo boa. E pegando no exemplo da Maratona: essa só acaba no final dos 42 Km. Não nos 40 Km, nem nos 41.75 Km. Acho igualmente importante um jogador de Poker planear a sua sessão para uma duração adequada. Sessões demasiado longas levam a uma queda no nível de Edge. Sessões demasiado curtas não maximizam o tempo desperdiçado. O mesmo aplica-se para o número de mesas.

2 diamond Preparação. Ninguém no seu perfeito juízo se dispõe a correr 42 Km quando já não sai do sofá a 2 meses. Qualquer treino de Maratona não começaria com uma corrida de 42 Km. O processo é gradual, e relativamente lento. O mesmo aplica-se ao Poker.
Um jogador que deixe de jogar durante um longo período de tempo, fica fora de forma. As decisões não saem com tanta naturalidade e não é tão fácil jogar o número de mesas que jogava anteriormente. Pode acontecer, também ,que o jogo tenha evoluído e a estratégia utilizada até então já não seja a mais adequada. E nestes casos, a variance é um bode expiatório perigoso.
Qualquer jogador verdadeiramente empenhado em ser um bom jogador de Poker tem que estar em constante boa forma. O momento em que relaxamos, é o momento em que começamos a perder Edge. Há sempre alguma coisa a melhorar, uma mesa ou duas a adicionar, uns vídeos novos para ver, e normalmente espaço para aumentar a duração das sessões caso os outros aspectos já sejam plenamente dominados. Na minha opinião: O comodismo é o inimigo número 1 de um jogador de Poker.

3 spade Descanso. Ouvi vezes sem conta durante a minha experiência desportiva profissional: O descanso é o maior amigo do atleta. Saber maximizar a limitada energia que temos para usar no dia-a-dia é um dos maiores trunfos de um atleta. Acredito que o mesmo aplica-se ao Poker.
Uma boa noite de sono nos dias anteriores a uma sessão, é essencial para um bom desempenho. Tal como uma boa noite de sono antes de uma prova física. Essencial! Não traz o glamour tantas vezes repetido pelos mais conhecidos Pros, que gabam-se de fazer sessões de 2/3 dias seguidos sem dormir, mas resulta. Não importa quem és, nem a quantidade de café/drogas que ingeres: O teu cérebro não funciona tão bem de directa como iria funcionar caso tivesses tido uma noite decente de sono. E para um jogador de Poker, o cérebro é o seu instrumento de trabalho, e merece todo o cuidado.
Muitas vezes uso esta regra: Não faço nada no dia anterior e no dia da sessão, que fosse fazer num dia de jogo.
Apesar do Poker ser uma profissão para muitas pessoas, muitas delas esquecem-se dos parâmetros normais de uma profissão. Uma pessoa com uma profissão dita “normal” trabalha 40h/semana e descansa um ou dois dias por semana. Quase sempre tem horários, que com maior ou menor rigor, são cumpridos. Os jogadores de Poker caem no erro de jogar muito pouco e com pouco rigor por falta de vontade, ou, jogar demasiado e sem qualquer disciplina/planeamento porque não têm mais nada para fazer. Dusty “Leatherass” Schmidt, autor de “Treat your Poker Like a Business”, tem uma frase neste mesmo livro em que diz: “If you work 40h/week in the Poker Business, you´re a beast.”
Planear o descanso é tão fundamental como planear a sessão.

O talento pode fazer com que ganhes uns trocos, a disciplina, tornar-te-á rico." spade

Agora é só aplicar a fórmula!!!

Bons jogos, saúde..... 8-)
ShepherdOC

Registado: 31/ago/2011, 13:33

Re: Repensar o teu EDGE

Mensagempor Ephienor » 13/Oct/2011, 23:20

Muito interessante de facto, acho que vou repensar algum do planeamento que faço. Taks ai Shep :D
Ephienor

Registado: 05/set/2011, 05:36

Mensagempor ShepherdOC » 16/Oct/2011, 00:52

Uma frase para pensar, re-pensar, reter, e aplicar! Estive cerca de 20 minutos a olhar para esta frase! Um paragrafo apenas, mas que me recordou de tanto, e pôs novamente alguns pontos nos i´s... É o tipo de coisa que se sente, mas não se sabe porquê!

"Uma boa selecção de mesas é importante porque afecta directamente a média dos ganhos. Todos os grandes vencedores jogam de acordo com um princípio básico: só jogam quando têm vantagem. O poker não tem que ver com honra jogar contra os melhores. Pelo contrário! Deves evitar oponentes fortes. O importante é o teu lucro e isto consegue-se jogando contra oponentes fracos."

Por exemplo, eu procuro as mesas de cash por tamanho de pote, quanto maior o pote médio melhor! Nos SNG´s lembro-me de estar até no skype com a malta e fazer unregist em alguns sit´s na Everest Poker, porque estes eram 6handed e já lá estavam dois Tags bons!
ShepherdOC

Registado: 31/ago/2011, 13:33

Mensagempor aimedaca » 18/Oct/2011, 23:24

É isso zé, não se é lucrativo pela nossa qualidade, mas sim pela falta de qualidade dos outros..

Porque se fosse pela nossa qualidade, mas só jogássemos com jogadores mais forte que nós, logicamente que nós seriamos negativos..

Por isso toca a escolher bem os vilões
aimedaca

Registado: 31/ago/2011, 21:08

Voltar para Psicologia +EV

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante